terça-feira, 11 de setembro de 2012

CALAMIDADE PÚBLICA NO LIXÃO DE ITAOCA EM SÃO GONÇALO RJ


Deputados visitam Lixão 
Uma comissão formada por deputados estaduais visitou a área do Lixão de Itaoca, em São Gonçalo, ontem pela manhã, ao lado do representante dos catadores Aldeir Albino da Silva, o Nem. Os parlamentares foram conhecer as dificuldades vividas pelos ex-catadores de materiais recicláveis do local, que ficaram sem sua fonte de renda e nenhum beneficio com o encerramento das atividades do Lixão em fevereiro. À tarde, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania aprovou a realização de uma audiência pública para o tema ser debatido na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que deverá ser marcada na próxima semana e poderá decretar estado de calamidade pública na área de Itaoca.
Participaram da visita: José Luiz Nanci (PPS), Edson Albertassi (PMDB), Gilberto Palmares (PT), Jandira Rocha (PSOL) e representantes de Marcelo Freixo (PSOL). Desde abril, O SÃO GONÇALO acompanha a situação dos ex-catadores com a série 'Os Sem Lixo'. De acordo com os deputados, a audiência pública irá envolver várias comissões. Assim, a intenção é decretar um estado de calamidade pública. "Com os relatórios que estamos preparando, temos base para fazer esse decreto. Assim, ações imediatas de saúde, saneamento, moradia e outras serão tomadas urgentemente", disse a deputada Janira Rocha, que já havia visitado a área do Lixão na última semana.

Segundo José Luiz Nanci - que solicitou a audiência pública - a visita serviu para mostrar a realidade para os parlamentares. "Levamos essa discussão para a Alerj e, por isso, os deputados vieram conhecer, de perto, a situação desses trabalhadores. Os ex-catadores querem saber o motivo de Itaoca não ter recebido o mesmo tratamento de Gramacho", analisou Nanci.

O promotor de Justiça Marcos Kac acompanhou a visita ao Lixão a pedido da Procuradoria Geral de Justiça. "Pela situação, há dois tipos de decisões a tomar: uma na área legislativa e outra na Justiça. O relatório dessa visita será encaminhado para o Ministério Público", contou Kac.

Encontro de comissões
No final da tarde, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj se reuniu e aprovou a audiência pública para tratar da questão do Lixão de Itaoca. Por contar com o apoio de outras comissões, como Saúde e Saneamento, a data será marcada na próxima semana.
"Vamos reunir os representantes das comissões para decidir a melhor data. Sabemos que a situação dos trabalhadores é muito complicada. Por isso, a data será decidida o mais rápido possível", disse o deputado Marcelo Freixo, presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania.
Confusão - Durante a visita, os deputados Janira Rocha, José Luiz Nanci e alguns ex-catadores se envolveram numa confusão com a deputada Enfermeira Rejane (PC do B).

De acordo com Rejane, ela se perdeu da comitiva de parlamentares e entrou pela guarita principal do Lixão, ao lado de funcionários da Haztec. Por isso, teria sido agredida por alguns ex-catadores, que protestaram contra a empresa responsável pelo local. A parlamentar disse que pediu a gravação da TV Alerj para ver se alguém incitou a população contra ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário